Fundamentos Religiosos e Educacionais do CNSG

Fundamentos Religiosos 

Missão:

“A educação católica é um elemento essencial da missão da Igreja e um meio eficaz para colaborar no surgimento de um mundo de justiça, paz, acolhimento, convivência e partilha. Chamadas a esta missão, as Irmãs impregnem do espírito evangélico das bem-aventuranças toda a sua acção educativa”
(Art. 71, 81 e 82 da Constituição Geral da CONFHIC)

Visão:

A comunidade educativa torna-se experiência de comunhão e lugar de acolhimento. O projeto educativo contribui para unir, numa síntese harmoniosa, o divino e o humano, o Evangelho e a cultura, a fé e a vida.

Valores:

Com entusiasmo e alegria, ajudem as crianças e os jovens a crescerem em valores humanos e espirituais católicos, propondo-lhes o ideal da santidade e o compromisso com a transformação da sociedade. Deem vida aos espaços educativos, permeando-os com o espírito cristão da liberdade da verdade, da justiça e do amor.

Fundamentos Educacionais

Missão:

O Colégio Nossa Senhora das Graças busca, constantemente, formar cidadãos críticos, participativos e comprometidos com a pedagogia Franciscana Hospitaleira, além de empenhar-se no resgate dos valores e princípios da vida cristã, na família e na sociedade.
A Instituição de ensino acredita no respeito mútuo, na cordialidade e na cooperação que fazem parte do convívio harmonioso no ambiente escolar.
Acredita, portanto, que através de um relacionamento fraterno e solidário, pode-se alcançar com eficácia os objetivos educacionais propostos, ao mesmo tempo em que todos se sintam queridos, respeitados e valorizados.
No cultivo de uma prática transformadora, o CNSG, também, educa pelo testemunho de vida e zela pelo desenvolvimento das potencialidades que contribuam para a construção de cidadãos:
*Críticos;
*Reflexivos;
*Participativos;
*Solidários;
*Autônomos;
*Questionadores;
*Transformadores;
*Responsáveis perante:
– A família
– A sociedade – A Igreja. 

Visão:

Ser um centro educacional de referência, inovador em suas propostas e práticas pedagógicas, na formação de cristãos conscientes, participativos e cidadãos empreendedores.

Valores:

*Autonomia pessoal e coletiva;
*Discernimento;
*Respeito às diferenças;
*Solidariedade;
*Alteridade;
*Responsabilidade;
*Cooperação;
*Cordialidade. 

Objetivos e Finalidades:

O objetivo do Estabelecimento, organizado como instituição confessional católica, é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para realizar-se como pessoa, respondendo aos desafios de sua vocação humana, na tríplice relação com Deus, com o outro e com o mundo, em preparação para o exercício da cidadania e prosseguimento de estudos, observando as determinações da Lei n° 9.394/96, de 20/12/1996, e demais disposições legais atinentes.
O Estabelecimento tem como finalidade ministrar a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Ensino Médio, obedecendo ao processo de autorização e à legislação de ensino, variando os últimos em conteúdos e métodos, segundo os interesses e necessidades da clientela e apelos da evangelização, observadas as disposições legais aplicáveis em todos os casos.
A finalidade da educação a ser ministrada, inspirada nos princípios cristãos e no ideal franciscano-hospitaleiro, visa o pleno desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania através:
I- Do cultivo e da expressão de fé comprometida com a vida;
II- Da participação transformadora na sociedade pela fraternidade e pela justiça;
III- Da visão evangélica da realidade na busca solidária de convivência, sem discriminação por razão de origem, cultura, raça ou religião;
IV- Da formação comum indispensável para testemunhar o espírito franciscano-hospitaleiro no exercício da cidadania e na utilização dos meios para progresso no trabalho e em estudos posteriores;
V- Da preparação e habilitação para o trabalho, esta última quando for o caso, vivenciada como serviço no âmbito da comunidade educativa;
VI- Da promoção e incentivo ao desporto como forma de desenvolver o espírito esportivo e participativo do educando. 

Objetivos Gerais:
Tendo como metas a formação para a Excelência Humana e a Excelência Acadêmica, o Colégio propõe-se a:
• Possibilitar vivências para afirmar os princípios e valores da educação cristã;
• Formar cidadãos competentes, conscientes e comprometidos com as transformações e inovações que se fazem necessárias a cada época, na perspectiva da sustentabilidade;
• Criar condições para o desenvolvimento de competências mediante uma sólida e qualificada preparação intelectual, cultural, científica, ética e religiosa;
• Favorecer o desenvolvimento da consciência crítica mediante uma eficaz formação humanística, filosófica, social e cristã;
• Educar com vistas ao compromisso pela indignação ética com o status quo e pela vontade cristã de transformar a realidade circundante, de acordo com os princípios da Igreja.   

Copyright © 2024 Colégio Nossa Senhora das Graças - Propriá Desenvolvido por Sergipe Cloud th

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?